Descri��o do EventoRaz�es para Participar do EventoP�blico AlvoPalestras/DebatesPatroc�nio/ApoioInscri��esRealiza��o

09:30-9:40h

Apresentação

09:40-10:15h

Palestra - O Impacto das Novas Arenas para a Indústria do Futebol

Como o conceito moderno de estádio que chega ao Brasil pode impactar os negócios relacionados ao futebol. Quais são os principais desafios e oportunidades para os clubes, as operadoras e os torcedores neste novo cenário.

Palestrante: Maurício Assunção
Presidente do Botafogo
Maurício Assunção é presidente do Botafogo Futebol e Regatas. É formado pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (FONF), Mestre em Odontopediatria, Especialista em Ortodontia e MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios.

10:15-10:50h

Palestra - O perfil de Renda das torcidas brasileiras

A estratégia ideal para o seu clube explorar o potencial máximo de faturamento com seus torcedores. Uma abordagem sobre o potencial de consumo que cada torcida tem por região ou cidade.

Palestrante: Fernando Ferreira
Diretor da Pluri Consultoria
Economista (UFPR), Especialista em Gestão e Marketing do Esporte (Trevisan) e Pesquisa de Mercado (FGV), Diretor da Pluri Consultoria e da Brasil Sports Market. Idealizador e integrante do Grupo Futebol do Futuro.

10:50-11:25h

Palestra: Game Day - O dia do jogo de futebol

Como promover ações de marketing de sucesso antes, durante e depois do evento. Como trazer um novo público para sua arena? As atividades que já são sucesso nos EUA e Europa. Cases de Sucesso que ajudam a trazer um novo mercado para seu clube de futebol. Como trabalhar o público em shows e eventos dentro de arenas esportivas.Quais são os shows ou eventos mais rentáveis e que podem já entrar no circuito das nova arenas?

Palestrante:Danielle Senatore
Ela é Gerente da Odebrecht. Pós-Graduada na FGV em Administração de empresas.

11:25-12:20h

Painel 1: Gestão de Camarotes - Planejamento e venda de camarotes e business seats

Um painel que vai discutir sobre dados e números do setor brasileiro. As melhores estratégias de Comercialização e operação, parcerias que tem funcionado bem no Brasil e Europa. Os Principais problemas encontrados. Cases de sucesso.

Palestrante: Lúcio Blanco
Gestor de eventos e Arena Corinthians. Ele tem 10 anos de experiência na organização do evento "jogo de futebol". Graduado em Administração de empresas pela Faculdade Sant´Anna


Palestrante: Ricardo Araújo
Ricardo Araújo é professor da Trevisan Escola de Negócios e especialista em gestão de arenas. Bacharel em economia pelo Instituto Metodista Bennett, MBA em gestão de marketing (PUC-RJ), MBA em administração esportiva pela FGV, Public Assembly Facility Management pela IAVM e Direção em instalações esportivas pela Universidade Politécnica de Madrid.

12:20-13:30h Almoço

13:30h

Reabertura do Evento

13:30-14:05h

Palestra – Sistema de Fidelização e Cashless (Sem Fila / Sem Dinheiro)

Uma palestra sobre Dados e números do setor, dificultades do mercado brasileiro, estratéias de sucesso na venda e implementação. Os cases de sucesso nos EUA, Europa e Brasil.

Palestrante: Márdel Cardoso
Diretor da Arenaplan Consultoria
Bacharel em Ciência da Computação (PUCMG), MIT-Master Information Tecnology (FIAPSP), Gestão de Arenas (TREVISAN) e Marketing Esportivo (UNIARA). Gerente de Projetos e Tecnologia. Especialista em projetos de tecnologia na web incluindo Gestão de Mega Portais e Data Centers, Portais B2C e B2B e etc. Professor de Gestão de Projetos e Empreendedorismo (UNINOVE). Autor de dois livros. Criador da primeira solução de Cashless brasileira. Idealizador e integrante do Fórum de Gestão de Estádios e Arenas.


14:05h-14:10h

Dados do Setor de Estádios


Apresentação de resultados de pesquisas nacionais e internacionais sobre o setor.
Palestrante: Márdel Cardoso

14:10-14:30h

Case de Sucesso na Gestão de Camarotes


Um case de sucesso aplicado no Brasil. Os resultados alcançados. As melhores estratégias e alguns dos problemas do setor.

Palestrante: Beetto Saad
É jornalista, pela Casper Líbero de São Paulo. Empresário e diretor da BPS Agência de Marketing Promocional e Esportivo, criou diversos camarotes corporativos nos principais estádios de futebol do Brasil como Palestra, Morumbi, Pacaembu entre muitos outros. Apresentador do Programa Encontro D Craques da BandSports. Iniciou a carreira no rádio, passou pelas rádios Jovem Pan, Gazeta e Bandeirantes e pelas TVs Gazeta e Rede TV!

14:30-15:30h

Painel 2: Gestão de Arenas - Estratégias de Sucesso

Um painel que vai discutir as atividades que já são sucesso no Brasil e exterior. As Atividades mais rentáveis, problemas e imprevistos. A realização de eventos e atividades semanais fora dos dias de jogos. A participação da comunidade na região.

Palestrante: Eduardo Antonini
Ele é Engenheiro Elétrico e Mestre em Gestão Empresarial pela UFRGS. Conselheiro do Grêmio desde 2001, foi Vice-Presidente nas Gestões 2005-8 e 2011-12, sendo responsável pela concepção e desenvolvimento do Projeto Arena do Grêmio. Foi Secretário Estadual da Copa do Mundo no RS e atuou na área de Tecnologia da Informação por 15 anos. Atualmente é consultor e empresário no ramo de gestão e marketing esportivo.

Palestrante: Sérgio Landau
Ele é Economista, Diretor Executivo do Botafogo de Futebol e Regatas , ocupando a mesma função no Estádio Olímpico João Havelange. Professor da cadeira de Gestão de Arenas nos cursos de MBA da Trevissan e IBMEC.

15:30-16:30h

Coffee Break

16:30-17:05

Palestra – Matchday Sponsor - Uma Nova Fonte de Receita

Oportunidade de geração de receita adicional com patrocínios corporativos no dia de jogo. Novidade no Brasil, o Matchday Sponsor já é uma iniciativa de marketing de arenas comum na Europa.

Palestrante: Pedro Mascarenhas
ex-gerente de produto do Sporting Clube de Portugal, atual Gerente de Marketing e Novos Negócios DA TTK Marketing Esportivo, 25 anos de experiência na organização de grandes shows internacionais como de Elton John a Rolling Stones.

17:05-17:40h

Palestra- A Organização de Grandes Eventos em Arenas Multiuso

Dados e números do setor, estratégias mais utilizadas, metodologias de parcerias, gestão e organização de eventos em arenas esportivas. O Circuito de mega shows. Cases de Sucesso.

Palestrante: Maria Naicle Leonidas da Silva
Diretora da XYZ Live Eventos, 25 anos de experiência na organização de grandes shows internacionais como de Elton John a Rolling Stones.

17:40-19:00

Debate Final: As maiores dificuldades dos Clubes na Gestão de Arenas

Um debate com os dirigentes de grandes clubes brasileiros. Eles vão trocar idéias e promover um debate sobre o histórico de problemas que tiveram na gestão de suas arenas, falar sobre cases de sucesso, problemas e dificuldades comuns enfrentados no Brasil e etc.
Palestrante: Gilberto Ratto
Gerente de Marketing do São Paulo Futebol Clube.

Palestrante: Marcone Barbosa
Gerente de Marketing do Cruzeiro EC.




Palestrante: Mauro Holzmann
Ele é Diretor Executivo de Marketing e Comunicação do Atlético Paranaense. Ele atuou no mercado financeiro em diversas instituições, já havia sido diretor de marketing do clube, da Liga Sul-Minas de Futebol em 2002 e da Associação do Clube dos Treze. Foi Diretor de Desenvolvimento e Marketing da Traffic Sports

Realização:

Arenaplan Consultoria Trevisan Escola de Negócios Real Alliance

Sport Infratech 2013


Apoio


Sociedade Brasileira de Gestão e Marketing Esportivo  Academia Brasileira de Marketing Esportivo Associação Brasileira da Indústria do Esporte
Universidade do Futebol Pluri Consultoria